TÉCNICAS DE DEBATES EM AUDIÊNCIAS PÚBLICAS

Dias 16, 17 e 18 de Agosto

Curitiba-PR

 

 OBJETIVOS DO CURSO

  1. Aprimorar o relacionamento entre os poderes públicos municipais, Estaduais e Federais.
  2. Potencializar a liderança entre a população e agentes públicos
  3. Desenvolver a capacidade de articulação com entidades e grupos sociais
  4. Buscar soluções práticas em ambientes de conflitos na gestão pública

 

ENVOLVER A SOCIEDADE PARA DEBATES COM SUCESSO
Dia 16 de Agosto das 14h às 17h
Dia 17 de Agosto das 8h30 às 12h

  1. A democracia brasileira e o desafio na inclusão de debates públicos;
  2. Tipos de debates e suas importâncias;
  3. Audiência pública – Como realizar: passo a passo;
  4. Técnicas de análise e leitura de ambiente social do município;
  5. Função e importância do moderador;
  6. Técnicas para a preparação:​​ a timidez e seus desafios; para enfrentar o público hostil com respostas inteligentes; para debates em escolas, universidades e fóruns temáticos; para debate na tribuna;
  7. Temas sociais no Rádio/TV (temas relevantes);
  8. A postura e a forma de comunicação para cada canal de comunicação;
  9. Os benefícios da sociedade na inclusão digital;
  10. Exercícios práticos.

 

VISÃO DE CIDADANIA NA GESTÃO PÚBLICA
Dia 17 de Agosto – 13h30 às 17h

  1. Conceito e evolução da cidadania através dos tempos;
  2. ​Os direitos políticos;
  3. O foco das demandas da políticas sociais;​
  4. ​​O Estado do Bem Estar Social;
  5. Cidadania no Brasil – direitos ou privilégios;
  6. Privilégios e as ações criminosas;
  7. O que “empobrece e enfraquece” o desenvolvimento da cidadania no Brasil;
  8. Ferramentas para desenvolver a cidadania no ambiente municipal;
  9. ​Debates e sugestões práticas.​

 

ÉTICA PESSOAL E PROFISSIONAL
Dia ​18 de Agosto – 8h30 às 11h

  1. A história da ética;
  2. A ética dos valores;
  3. A ética e a moral no serviço público;
  4. Princípios da administração pública – legalidade, moralidade, publicidades, entre outras;
  5. Código de ética profissional do servidor público;
  6. As comissões de ética;
  7. O agente público na visão da população;
  8. As normas para a conduta ética – artigos 116 e 117 da Lei 8112, de 11 de dezembro de 1990;
  9. A função das ouvidorias;
  10. Exercícios práticos.

 

 DURAÇÃO DO CURSO: 12H

 

 SOBRE O PALESTRANTE

Elson-de-Mello

ELSON DE MELLO

Professor e Palestrante
Atuante nas áreas de comunicação e em debates na televisão e Rádio. Especialista em Marketing Político/Eleitoral/Gestão Pública.

  • Bacharel em Teologia pelo Seminário Adventista de São Paulo UNASP – SP
  • Marketing – Pelo Uninter de Curitiba – PR
  • Gestão de Processos Gerenciais – Universidade Anhanguera – SP
  • Pós graduações
  • Gestão Empresarial, Marketing político, – IBPEX – Curitiba – PR
  • Marketing Político – IBPEX – Curitiba – PR
  • Habilitação em Magistério Superior – IBPEX – Curitiba – PR
  • Atividades
  • Professor em cursos livres, escritor e consultor nas áreas de Capacitação e Desenvolvimento para Gestores Públicos Municipais.
  • Coordenador de Ensino do Polo da Univ. Anhanguera – 2016